A Eletronorte anunciou o desligamento das subestações de Altamira, Transamazônica e Rurópolis (PA) no próximo domingo, 19 de junho, com a finalidade de implantar reforços nas instalações de transmissão no Tramo-Oeste. O objetivo é aumentar a qualidade e a confiabilidade dos serviços de transmissão na região.

A interrupção vai durar 11 horas, período em que o atendimento ao município de Santarém, que faz parte da área de concessão da Celpa, será parcialmente suprido pelas usinas de Curuá-Una e de Santarém. As obras incluídas no Plano da Ampliações e Reforços do Ministério de Minas e Energia têm investimento previsto de R$117 milhões. Segundo a estatal, serão mobilizados cerca de 110 trabalhadores na instalação de novos equipamentos nas subestações Altamira e Transamazônica.

A Celpa informou que será feito o desligamento de dez subestações de sua propriedade, com a interrupção no fornecimento de energia nas cidades de Altamira, Vitória do Xingu, Medicilândia, Brasil Novo, Senador José Porfírio, Anapu, Uruará, Placas, Itaituba, Rurópolis, Belterra e Trairão e zonas rurais dos municípios de Prainha e Trairão. Em Santarém, as áreas afetadas estão da área urbana e são as seguintes: BR 163 a partir do Km 06, compreendendo a zona urbana e rural de Belterra; Av. Curuá-Una, a partir do km 6; os bairros de Jutaí, Maicá, Jaderlândia, Mararu, Castela, Estrada Nova, Cristo Rei, Santa Rosa, Urumanduba; zona urbana e rural de Mojuí do Campos, incluindo as Vilas: Boa Esperança Guaraná, Pacoval, Cuçari e Santa Maria do Uruará.