A Eletronuclear vai desconectar Angra 1 do Sistema Interligado Nacional neste sábado 18 de junho, à 0h, para efetuar o reabastecimento de combustível. Trata-se de uma parada programada, em comum acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, prevista para durar 37 dias. Segundo a Eletronuclear, cerca de 1/3 do combustível nuclear será recarregado. Além disso, serão realizadas atividades de inspeção e manutenção periódicas e também a instalação de diversas modificações de projeto, atividades que precisam ser feitas com a usina desligada.
De acordo com a Eletronuclear, para executar as tarefas programadas, foram contratadas firmas nacionais e internacionais que irão disponibilizar 1,2 mil profissionais, sendo 87 estrangeiros, para atuar em conjunto com os técnicos da estatal. Dentre as tarefas planejadas para o período, destacam-se o reabastecimento do reator com 40 novos elementos combustíveis, inspeção de soldas do vaso do reator, revisão dos selos de uma das bombas de refrigeração do reator, aplicação de ultrassom numa das turbinas de baixa pressão, troca de juntas de expansão das turbinas, entre outras atividades.
O ONS programou a parada, em conjunto com a Eletronuclear, de forma a não comprometer o fornecimento durante as Olimpíadas. "A previsão é de que Angra 1 retorne ao SIN em 22 de julho, ou seja, antes do início dos Jogos Olímpicos, que começam em 5 de agosto", explicou o superintendente de Angra 1, Abelardo Vieira.