Na última sexta-feira, 17 de junho, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento estiveram em Furnas para o lançamento de uma publicação sobre o Programa de Reestruturação Organizacional da empresa, denominado PRO-Furnas. O Programa foi viabilizado com o apoio do BID e realizado por meio da consultoria internacional especializada Roland Berger Strategy Consultants, entre os anos de 2012 e 2014.

O PRO-Furnas resultou na expressiva redução de 26% no número de órgãos da empresa (81 órgãos). A otimização de processos e o aproveitamento da sinergia entre as áreas resultou em uma economia de R$ 395 milhões/ano nos gastos com PMSO (Pessoal, Material, Serviço e Outros). O novo modelo de gestão da empresa foi orientado pela visão estratégica que engloba dois grandes pilares. O primeiro é de uma empresa empreendedora, voltada à expansão. O segundo diz respeito à empresa operadora e mantenedora, focada na operação e manutenção dos ativos coorporativos.

"Nos últimos cinco anos, Furnas se capacitou para enfrentar os desafios oriundos das novas exigências do marco regulatório e, ao mesmo tempo, para se tornar ainda mais competitiva. A empresa focou nos resultados e apostou no crescimento por meio do redirecionamento de diversas ações sustentadas em três pilares: excelência operacional, expansão sustentável e adequação ao modelo regulatório", avalia Flavio Decat, presidente de Furnas.