No último mês de maio, após um processo de concorrência internacional baseado na Qualidade e Custo (SBQC), o Cepel assinou um contrato de consultoria com o Instituto Fraunhofer-Gesellschaft, da Alemanha, que irá elaborar o projeto do futuro Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids), do Cepel.

A implantação do Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes integra a atividade Consgrid, executada pelo Cepel com financiamento do Banco Mundial, através do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral (Projeto META). Em suas instalações, serão investigados aspectos da operação das redes inteligentes constituídas de diversos subsistemas e equipamentos, e verificada sua aderência a normas técnicas nacionais e internacionais.

De acordo com o chefe do Departamento de Tecnologia da Distribuição do Cepel, Ricardo Ross, responsável técnico pela atividade Consgrid, o Instituto Fraunhofer-Gesellschaft deverá prospectar os principais laboratórios mundiais de redes inteligentes e as normas utilizadas em ensaios e testes. Além disso, a consultora ficará responsável por definir, em conjunto com a equipe do Cepel, as atividades e os requisitos a serem contemplados no projeto do laboratório.