A francesa Voltalia confirmou por meio de um comunicado que está em conversações para a aquisição da Martifer Solar pelo valor de 9 milhões de euros a ser pagos com recursos em caixa da empresa. O negócio envolverá as atividades de desenvolvimento, construção e operação e atividades de manutenção. O fechamento do negócio é previsto para o terceiro trimestre deste ano.

Desde sua criação, há dez anos, a Martifer Solar desenvolveu 757 MW em projetos solares fotovoltaicos ao redor do mundo, todos estes vendidos posteriormente a investidores. E ao final de 2015 o seu portfólio de projetos somava 1.343 MW de potência instalada e que, seguindo seu modelo de negócio, também deverão ser vendidos posteriormente, mas com a possibilidade da empresa ficar como responsável pela construção e operação das plantas.
No Brasil, a Martifer está focada em energias renováveis. Já construiu 110 MW em projetos como sócia e vendeu cerca de 400 MW em capacidade instalada em projetos das fontes solar e eólica em diferentes estágios de desenvolvimento. Em 2009, viabilizou 217,8 MW em parques eólicos no primeiro leilão da fonte.
A Voltalia destacou ainda que o modelo da Martifer é complementar a seu negócio e pelo fato de não possui nenhuma das plantas que opera possui baixa necessidade de capital quando comparado ao seu core business que é produção de energia. Com isso a perspectiva da geradora francesa é de diversificar seu mix e deverá turbinar o seu portfólio de projetos ao adquirir uma empresa no segmento de geração solar.