Segundo dados da Celpa (PA), entre o mês de maio e junho, a brincadeira com pipas já foi responsável por mais de 700 ocorrências de falta de energia em todo o estado do Pará. Um exemplo disso foi na última segunda-feira, 20 de junho, quando cerca de 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no bairro do Coqueiro, Região Metropolitana de Belém. A interrupção no fornecimento foi ocasionada pelas linhas de pipas que ficaram enroscadas na fiação elétrica da área.
A Celpa orienta que jamais deve ser feito qualquer esforço para soltar as linhas que ficam engatadas na fiação, pois o contato de um cabo com o outro pode causar curto-circuito e descargas elétricas, podendo levar o cidadão a morte. De acordo com o gerente da área de Operações da Celpa, Dagoberto Santos, o uso de cerol tem potencializado o perigo das pipas na fiação elétrica. "É uma mistura altamente perigosa, pois o contato da linha encerada com o cabo é capaz de danificar o condutor, ocasionando assim, as faltas de energia", afirmou.
No ano passado, foram mais de cinco mil ocorrências de falta de energia em todo o estado, nos meses de férias escolares. A empresa ressalta que é essencial o apoio da população para garantir que estes números de interrupções não cresçam ainda mais, sobretudo agora nos meses de junho e julho, quando a atividade se intensifica.