O diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, assumiu a presidência da Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS/ANS), durante o simpósio de 2016 da entidade, que aconteceu na última quarta-feira, 22 de junho, no Rio de Janeiro. Guimarães substitui Julio Vergara, professor da Universidade Católica do Chile. Em seu discurso de posse, Leonam destacou a necessidade de renovação dos quadros profissionais da área nuclear.
O novo presidente disse ainda que a organização continuará prestando seu apoio ao Conselho Internacional da Sociedade Nucleares (INSC, em inglês), participando das atividades da entidade e dos seus grupos de trabalho. Além disso, intensificará sua colaboração com a Academia Internacional de Energia Nuclear (Inea, em inglês).
Atualmente, a LAS reúne especialistas de diferentes países para discutir a situação da energia nuclear no mundo. Em 2016, o simpósio da entidade foi realizado em Furnas, entre os dias 20 e 23 de junho. Paralelamente às discussões, foi realizada a Nuclear Technology Expo, exposição de produtos, equipamentos e serviços direcionados à geração de energia. Na quinta-feira, 23, os participantes fizeram uma visita à central nuclear de Angra.