A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica vem se preparando para o aumento da demanda desde 2013, quando iniciou seu processo de certificação da ISO 9001, obtido no final de abril. Nesse período, realizou melhorias nos processos internos que ajudaram a agilizar o atendimento ao agente. Como esse é um processo de melhoria contínua a câmara já faz planos para continuar com os aprimoramentos para a renovação desse certificado que deverá ocorrer em 2018. E o fator aumento no número de agentes é um ponto de atenção para a entidade.

De acordo com a conselheira Talita Porto, a CCEE mantém sempre monitoramento de indicadores de qualidade para continuar o aprimoramento em pontos onde é possível melhorar o desempenho. Mas afirmou que essa elevação do número de agentes preocupa porque tem aumentado bastante e a tendência é de aumento na demanda operacional por parte da câmara.
“Estamos buscando aprimorar sempre. Esse aumento da demanda está preocupando bastante porque tem aumentado muito. É provável que esse ao final desse mês tenhamos quase 4 mil agentes, aumento de cerca de 40% somente em consumidores especiais se olharmos o número de janeiro até hoje. Com isso temos o aumento da demanda e da operação na CCEE”, disse a Agência CanalEnergia.
Talita comentou que a certificação é o resultado de um trabalho que começou em 2013 na Câmara para a certificação. A meta é de atestar a melhoria dos processos que é contínua para poder atender da melhor forma e mais corretamente possível as demandas. Tanto que nesse período, exemplificou, houve avanços como na simplificação de telas para monitoramento dos agentes durante o processo de adesão, bem como a redução de dias para a efetivação dessa entrada de novos associados.
Na auditoria que é feita para a certificação foram destacados o sistema de gestão de qualidade, o comprometimento dos gestores e analistas, o controle dos processos durante suas execuções, além de iniciativas para mitigar riscos, como a ação de Gestão de Riscos de Acesso à Rede de Informação da CCEE. O sistema de gestão proposto pela ISO 9001 engloba oito princípios, entre eles o foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem por processos, melhoria contínua, abordagem sistêmica de gestão, abordagem factual para tomada de decisões e relação de parceria com fornecedores.
De acordo com a CCEE, como resultados foi verificado aumento da produtividade proporcionado pela adequação dos processos que refletem no dia a dia dos agentes do setor. Com a revisão da padronização dos acordos operacionais dos processos, os prazos internos para avaliar as solicitações de recontabilizações foram reduzidos e o horário para o envio de comunicados de certificados de conformidade foi padronizado, tendo como limite a meta de 17 horas. No ano de 2015, a CCEE vem registrando um número recorde de adesões. Até o encerramento de maio o volume de adesões aprovadas pelo conselho de administração da câmara aumentou 395% quando comparado ao mesmo número de todo o ano passado. Segundo balanço da entidade foram 461 aprovações ante aos 93 pedidos de 2015.  
O crescimento é impulsionado justamente pela ampla migração de consumidores livres especiais do ACR par ao ACL. Foram 410 novas empresas associadas à CCEE. No ano passado esse montante ficou em 72 empresas cuja demanda está entre 500 kW e 3 MW que são elegíveis a se tornarem consumidores livres especiais. Ao total a CCEE registrou a entrada de 535 novos agentes no ano, aumento de 55% em relação a todo ano de 2015 que contou com 345 adesões.
Essa significativa elevação, argumentou a câmara, confirmam a tendência migratória impulsionada pelo aumento das tarifas no ACR e a queda do Preço de Liquidação das Diferenças, além da simplificação no Sistema de Medição e Faturamento. Atualmente são 3.729 agentes registrados, aumento de 15% em comparação ao volume reportado ao final do ano passado.