A Duke Energy doou 214 hectares de área da hidrelétrica Rosana para a Universidade Estadual de Maringá (UEM) – contemplando o Campus Regional do Noroeste e o Colégio Estadual Agrícola do Noroeste -, e da Estação Ecológica do Caiuá, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que é o órgão gestor dessa Unidade de Conservação. As cerimônias de assinatura das escrituras aconteceram no último dia 22 de junho, na UEM, em Maringá. Já no dia 23, na sede da Estação Ecológica do Caiuá, em Diamante do Norte, houve também uma visita à área doada.

Equivalente a aproximadamente 214 campos de futebol, o terreno localizado em Diamante do Norte, no noroeste paranaense, foi utilizado como canteiro de obras da UHE Rosana, que começou a operar com capacidade parcial em 1987 e cujos trabalhos de construção foram encerrados em 1996. A doação pela Duke Energy atende a um antigo pleito da UEM e do IAP, que já faziam a gestão das áreas por meio de um acordo de cessão de uso firmado com a então concessionária, a Cesp.

A concessão da hidrelétrica passou da Cesp para a Duke Energy em 1999 e o acordo de cessão foi mantido. Em 2006, a Duke Energy iniciou junto à Agência Nacional de Energia Elétrica o processo visando à autorização para a doação das áreas onde funcionam o Campus Regional do Noroeste e o Colégio Estadual Agrícola do Noroeste, vinculados à UEM. Quanto ao IAP, a doação visa incorporar à Estação Ecológica do Caiuá uma área adjacente, que já vem sendo utilizada desde sua implantação, em 1994. Além do espaço que abriga a sede do parque, há 130,5 hectares de área recuperada ambientalmente. Ao todo, os 132 hectares doados representam um acréscimo de quase 10% à área oficial dessa Unidade de Conservação.