A Agência Nacional de Energia Elétrica manteve a data de revogação da autorização da usina termelétrica Charqueadas, pertencente a Tractebel Energia, em 1° de janeiro de 2017. Com planos de encerrar as atividades do empreendimento, a empresa havia solicitado que a outorga fosse extinta em setembro de 2016, quatro meses antes da data definida pela Aneel. 

Localizada no município de Charqueadas, Rio Grande do Sul, a térmica a carvão mineral com 36 MW de potência instalada terá suas atividades encerradas pela Tractebel porque tem percentual de eficiência de apenas 20%. Ela se enquadra como beneficiária de subsídios da Conta de Consumo de Combustíveis, mas está abaixo do limite mínimo de eficiência de 25% para reembolso de recursos da conta. A utilização do carvão mineral na UTE Charqueadas ao longo da concessão será fiscalizada pela Aneel até 31 de dezembro de 2016.
 
A empresa vai investir em torno de R$ 1,8 bilhão na construção  de uma nova térmica a carvão – a UTE Pampa – em Candiota (RS). A usina com capacidade instalada de 340 MW tem contratos de suprimento de energia vendidos no leilão A-5 de 2014, com início de entrega em 1º de janeiro de 2019.