A CPFL Paulista concluiu na última quinta-feira, 30 de junho, a obra da rede subterrânea de 1.440 metros da Avenida Francisco Glicério, uma das principais de Campinas (SP). O investimento total da distribuidora na rede elétrica é cerca de R$ 13 milhões.

O projeto executado incluiu o enterramento de 31,5 quilômetros de fios das redes primária e secundária, o suficiente para fazer o trajeto em linha reta entre Campinas e Americana. Além de trazer inúmeros benefícios e melhorias na identidade visual do local, a rede subterrânea instalada terá o que há de mais moderno em equipamentos, com potência instalada de 4MVA e melhorando os indicadores de continuidade da CPFL Paulista.

Na obra da avenida Francisco Glicério, as equipes da CPFL Paulista, com a ajuda de sete veículos da frota, removeram 130 postes, o que representa em torno de 7 estruturas por dia. No lugar, foram instalados 153 pontos de iluminação pública do tipo LED, que iluminam mais, são muito econômicas e trazem mais segurança para a população. 

Além das obras na avenida, a CPFL Paulista também concluiu a modernização do parque de iluminação pública das principais ruas da região central e do bairro Cambuí. O projeto consistiu na substituição de lâmpadas tipo vapor de sódio de 250W por modelos LED com potência de 100W. A iniciativa faz parte de um termo de cooperação técnica, assinado em abril deste ano entre a CPFL Paulista e a Prefeitura Municipal de Campinas, para a eficientização do sistema de iluminação pública vinculado ao Programa de Eficiência Energética.

O investimento total nesta obra foi de R$ 1,230 milhão. A expectativa é de que o novo sistema de iluminação gere uma economia de 574 MWh/ano, redução de 60% no consumo de energia da iluminação pública da região.