A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou financiamento de R$ 353,5 milhões para a construção de quatro centrais eólicas no município de Trairi (CE) e de seus respectivos sistemas de transmissão. As usinas, que constituem o Complexo Eólico Santa Mônica, são de propriedade da Tractebel, do Grupo Engie, terão capacidade total de 97,2 MW e foram vencedoras do 22º Leilão de Energia Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração, realizado em agosto de 2015.
As centrais eólicas Cacimbas, Estrela, Santa Mônica e Ouro Verde entrarão em operação no segundo semestre de 2016. Os investimentos incluem a aquisição de 36 aerogeradores, além de máquinas e equipamentos nacionais, também destinados às quatro linhas de transmissão. O Banco já aprovou para o Nordeste, até o momento, R$ 20,8 bilhões em financiamento para projetos eólicos, equivalentes a 7.406 MW de capacidade instalada na região.
O apoio do banco também inclui investimentos sociais que vão além daqueles exigidos para o licenciamento ambiental do projeto e equivalem a 0,5% do valor total do investimento da Engie nos quatro projetos eólicos. Ações como a contratação de empresas locais para prestação de serviços gerais — fornecimento e transporte de ferramentas e materiais, limpeza, obras civis leves, evacuação de resíduos comuns — aumentam a renda dos negócios locais e podem demandar contratação de mão de obra adicional.