Como funciona o mercado livre de energia e quais são seus riscos e oportunidades? Para responder dúvidas como essas, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia lança a Cartilha Mercado Livre de Energia Elétrica – Um guia básico para consumidores potencialmente livres e especiais. De acordo com o presidente-executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros, o objetivo é desmistificar esse ambiente de negócio, esclarecendo as dúvidas que normalmente antecedem o processo de migração das empresas, com o exercício da portabilidade da conta de luz, que, no Brasil só é possível para os grandes clientes.
O lançamento da cartilha acontece durante o Seminário Mercado Livre de Energia que a entidade realiza em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos na próxima terça-feira, 5 de julho, em São Paulo (SP). Numa linguagem clara e acessível, a cartilha detalha o funcionamento do mercado, seus participantes e os requisitos para a migração de novos consumidores. Ela apresenta ainda as vantagens do ambiente de contratação, como o poder de escolha dos consumidores e as melhores condições em termos de competitividade, previsibilidade e flexibilidade, entre outros aspectos.
Desde 2003, o ambiente proporcionou, em média, uma economia de 18% para os consumidores em comparação com as tarifas cobradas pelas distribuidoras. Neste momento, a redução de custos pode chegar a 30%, devido principalmente à queda do consumo registrada nos últimos meses, que levou ao aumento da oferta de energia e, consequentemente, à queda dos preços.
Serviço:
Workshop Mercado Livre de Energia
Dia: 5 de julho de 2016, das 8h30 às 12h
Local: Sede da Abimaq – São Paulo – SP
Mais informações e inscrições em: www.abimaq.org.br