O fundo britânico de private equity Actis, acionista controlador da Atlantic Energias Renováveis, anunciou nesta terça-feira, 11 de julho, que consolidou sua posição na empresa, passando a deter 100% do controle através da aquisição das ações anteriormente detidas pelos acionistas minoritários Pattac e Servinoga. Quando a Actis investiu pela primeira vez na Atlantic, em setembro de 2013, a empresa tinha 220 MW em projetos com contratos de venda de energia de longo prazo, dos quais 70 MW ainda estavam em construção. Desde então, a Atlantic cresceu e tornou-se uma das mais respeitadas produtoras de energia renovável do país.
Em menos de três anos, a Atlantic alcançou 250 MW de potência totalmente operacional e outros 402 MW em construção. A companhia planeja colocar em operação comercial plena todos os seus 652 MW no segundo trimestre de 2018. A empresa também controla um inventário considerável de projetos de desenvolvimento, a maioria deles adjacente às instalações existentes, o que melhora significativamente a sua competitividade. Os recursos eólicos do Brasil estão entre os melhores do mundo e os parques eólicos da Atlantic, entre os mais produtivos do país.
Ao falar sobre o negócio, Michael Till, co-Head de Energia da Actis afirmou que está satisfeito por ampliar o compromisso do fundo com o maior mercado de energia elétrica da América Latina. Ele acredita que o fator-chave para o sucesso contínuo que vem sendo alcançado é o conhecimento do mercado brasileiro de energia. Segundo ele, desde o investimento inicial, três anos atrás, esse conhecimento e a profunda experiência no setor capacitou o Actis a fortalecer o relacionamento com stakeholders considerados chave e a empregar gestão e habilidades financeiras na expansão da plataforma, além de profissionalizar a administração por meio das melhores práticas globais.