A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou em reunião pública nesta terça-feira, 12 de julho, os procedimentos operacionais do sistema elétrico que deverão ser adotados, em caráter especial, para o suprimento ao Rio de Janeiro e às cidades do futebol nas Olimpíadas Rio 2016. O plano foi elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico em articulação com os agentes de geração, transmissão e distribuição. Os Jogos Olímpicos serão realizados entre 5 e 21 de agosto de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, e na modalidade futebol nas cidades-sede Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
 
O plano aprovado indica ações e medidas a serem adotadas pelo ONS e agentes do setor elétrico para ampliar a segurança elétrica nas cidades dos eventos olímpicos e, em especial, nos corredores que atenderão os estádios de futebol. Dentre as ações previstas estão a realização dos testes de autorestabelecimento das usinas selecionadas pelo ONS, testes de desempenho nos sistemas de Controle Automático de Geração – CAG, realização de estudos dirigidos e simulações de recomposição; bem como a instalação de supervisão das subestações de distribuição responsáveis pelo atendimento aos estádios e demais locais de jogos para os centros de controle do ONS.
 
Foi determinado ainda que as empresas de geração, transmissão e distribuição preparem esquemas de prontidão e sobreaviso para atendimento a ocorrências de grande porte; e o acompanhamento pelas áreas de fiscalização da Aneel do cumprimento das ações pelas empresas envolvidas no atendimento às cidades-sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016.