A Eletrobras lançou as Normas de Pintura Anticorrosiva, que têm como objetivo aumentar a vida útil de equipamentos elétricos e estruturas metálicas das empresas do grupo, seja na geração, transmissão ou distribuição de energia elétrica. A elaboração das normas foi coordenada pelo Cepel, no âmbito da Comissão de Política Tecnológica da Eletrobras e do Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras, e contou com a participação de representantes da holding, Furnas, Chesf, Eletrosul e Eletronorte.
Em fase de projetos ou durante a execução de serviços de manutenção, o normativo estabelece padrões de qualidade de procedimentos e de tintas na proteção anticorrosiva de estruturas metálicas e equipamentos elétricos. As normas revelam-se de extrema importância, já que as empresas Eletrobras respondem por cerca de 35% do total da capacidade instalada do Brasil e são responsáveis por aproximadamente 61 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que representa quase 47% do total das linhas do país.
Presente no lançamento, o presidente da Eletrobras, José da Costa, destacou que o sucesso da iniciativa é um exemplo a ser seguido e parabenizou a todos que participaram do projeto. “Quando uma empresa tem um bom sistema de governança e gestão, multiplicado pelo comprometimento das pessoas, o produto só pode ser bom. Quando este produto é elevado ao ‘expoente talento’, só tende a melhorar. E se agregarmos como ‘expoente do expoente’ uma instituição de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, asseguramos que este talento vai se transformar em resultados. É isso que vemos aqui”, disse Costa, em uma referência à atuação do Cepel.
Para o diretor do Cepel, Alcêo Mendes, além de um marco, por serem as primeiras normas técnicas das empresas Eletrobras sobre o tema, o lançamento também representa um ponto de partida para sua aplicação pelas empresas Eletrobras. “A aplicação das normas, muito bem estabelecida de forma técnica, passa a ser preponderante dentro das empresas para que se estabeleça um padrão de qualidade Eletrobras em termos de pintura anticorrosiva”. Para acessar as normas, clique aqui.