A primeira subestação construída pela Copel no programa Mais Clic Rural entrou em operação em Santa Cruz do Monte Castelo, na região Noroeste do Estado do Paraná. Com investimentos de R$ 3 milhões, a obra é fundamental para a qualidade do fornecimento de energia a área rural da região, ao aliviar a carga de outras subestações. A nova unidade beneficia diretamente 3500 famílias locais.

Com capacidade instalada de transformação de 7 MVA, a subestação Santa Esmeralda, como foi batizada, contribui para atender à demanda energética da região e funciona como uma nova fonte de energia, melhorando a qualidade do atendimento a 456 produtores de bovinos, 25 avicultores e 120 agricultores.

Conectada em tensão 34,5 KV às subestações Querência do Norte e Santa Izabel do Ivaí, a unidade possui dois alimentadores em 13,8 KV, que atendem diferentes regiões do município, e é totalmente automatizada. Com a tecnologia, é possível restabelecer a energia de modo remoto em caso de desligamento. "Na prática, temos energia com mais qualidade. E, caso falte energia, ela pode ser restabelecida em minutos", destacou Luiz Fernando Leone Vianna, presidente da Copel.