A Cemig investiu R$ 8,7 milhões em projetos de eficiência energética no território Vertentes, beneficiando as cidades de Nazareno, Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Resende Costa. Na próxima terça-feira, 19 de julho, representantes da empresa vão visitar Nazareno onde foram instalados sistemas de aquecimento no Lar dos Idosos Rosina de Paula, que recebeu recursos de cerca de R$ 400 mil. Fruto de uma parceria entre Governo de Minas, a Cemig e o Serviço Voluntário de Assistência Social, o programa vai beneficiar, este ano, centenas de instituições e conjuntos habitacionais em todo o estado, substituindo chuveiros elétricos por sistema de aquecimento solar de água.
 
O objetivo do Programa de Eficiência Energética da Cemig é reduzir o consumo e retirar a demanda de energia do horário de ponta. Além disso, a Cemig fornece orientações sobre o uso correto e econômico da energia elétrica através de visitas educativas. Segundo o coordenador do programa e engenheiro da Cemig, Ranieri César Leite Coelho, a implantação do sistema de aquecimento solar tem como finalidade a redução do consumo de energia elétrica, o que resulta na diminuição do valor da conta. De acordo com ele, as instituições atendidas terão redução de até 40% no consumo total de energia elétrica. Com o dinheiro da economia a instituição poderá investir em outras necessidades para os internos.
 
O PEE pretende investir em outros municípios da região por meio de seus projetos. No território Vertentes, os projetos contemplados foram Iluminação Hospitais, para substituição de lâmpadas; Solar Cohab, para instalação de aquecedores solar em conjuntos habitacionais e Solar ILPI; para instalação de aquecedores solar em instituições de longa permanência para idosos.