A Agência Nacional de Energia Elétrica publicou na edição desta segunda-feira, 18 de julho, a liberação para operação comercial da UG 2 da UHE Belo Monte (PA, 11.233 MW). A unidade de geração é a segunda com capacidade de 611,111 MW que se localiza na casa de força principal, Belo Monte, e que leva a usina a totalizar cerca de 1.300 MW de capacidade de geração para o SIN.A autorização passou a vigorar desde o dia 16 de julho, último sábado.  

Os primeiros testes na segunda unidade do sítio Belo Monte foram iniciados em 19 de junho. Com essa autorização a usina, que será a maior em termos de potência instalada totalmente nacional, soma quatro unidades em operação sendo as duas de 611 MW na casa de força principal que terá 11.000 MW e mais duas no sítio Pimental, que será responsável pelos 233,1 MW adicionais. A previsão é de que a UHE esteja em pleno funcionamento em 2019.
Nessa mesma data a agência autorizou a entrada em operação comercial da UG 2 da UTE Iago Agrícola, com 34 MW, localizada no município de Chapadão do Sul (MS). Além das duas usinas a Aneel liberou ainda para operação em teste a UG 7 de 2,7 MW da EOL Santa Mônica, no município de Trairi no Ceará.