A linha de transmissão em 765 kV Foz do Iguaçu/Ivaiporã retornou à operação na última sexta-feira, 15 de julho. A LT estava fora de operação desde às 20h40 da última terça-feira, 12 de julho, por conta de temporais que atingiram a região Sul do país. Na ocasião, os sistemas de proteção da linha atuaram corretamente e não houve consequência para o atendimento ao Sistema Interligado Nacional.
 
“Furnas informa que foi reenergizada às 21h32 de sexta-feira, 15 de julho, a linha de transmissão 765kV Foz do Iguaçu – Ivaiporã, circuito 2, que teve uma de suas torres danificada pelo intenso temporal, acompanhado de fortes ventos, que atingiu o estado do Paraná no dia 12 de julho", comunicou a companhia responsável pela linha, em nota à Agência CanalEnergia.
 
Segundo Furnas, a recomposição da linha ocorreu dois dias antes do prazo previsto. Cerca de 80 profissionais da empresa, entre técnicos, engenheiros e pessoal de apoio, atuaram no restabelecimento da estrutura. "A ação envolveu grande quantidade de equipamentos de grande porte e infraestrutura para os trabalhadores”, relatou a transmissora.
 
A informação da queda desse importante sistema foi repassada em primeira-mão pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Eduardo Barata, que na ocasião explicou que a indisponibilidade da linha não havia causado corte de carga no SIN, porém obrigou o ONS a reduzir a transferência de energia da hidrelétrica de Itaipu para a região Sudeste/Centro-Oeste.