O ex-presidente da Eletrobras José Luiz Alqueres foi eleito nesta sexta-feira, 22 de julho, presidente do Conselho de Administração da estatal. A nova composição do conselho foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária com quórum elevado 78% do capital total da empresa – de R$ 31,5 bilhões – e participação maciça dos minoritários. Mais de 50% deles estavam presentes à AGE.
Além de Alqueres, foram escolhidos Wilson Ferreira Júnior, que deverá ter seu nome referendado como presidente da estatal em reunião do conselho marcada para a próxima segunda-feira, 25; o consultor Vicente Falconi Campos; a secretaria do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi; a advogada e economista Elena Landau; o secretario-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Esteves Pedro Colnago Júnior; e o consultor independente, Mozart de Siqueira Campos Araújo, que já presidiu a estatal. Falconi havia sido indicado inicialmente para a presidência do conselho.
Conselheiro independente, Siqueira Campos teve apoio de todos os fundos de investimento, da União e dos detentores de ADRs da Eletrobras. Ele recebeu o voto da maioria dos minoritários e o apoio do próprio governo, embora não representasse a União. Na votação do conselho houve um esforço do governo para atender dispositivos introduzidos pela nova lei das estatais.