A Companhia Energética Sinop anunciou a realização este mês dos primeiros testes nos equipamentos eletromecânicos da hidrelétrica Sinop, em Mato Grosso. Segundo a empresa houve um esforço conjunto com a construtora Triunfo, responsável pela obra, para que as comportas da usina estivessem 100% operacionais para o desvio do rio. 
 
Foi testada a movimentação de todas as comportas das adufas de desvio e feito em seguida o teste de uma comporta reserva instalada pela empreiteira. O gerente de Eletromecânica da CES, Wallace Lobo, explicou que essas ações, não previstas inicialmente, aumentam a segurança na operação de desvio do rio Teles Pires, onde ficará instalada a usina. Em julho foi feito também o teste de indução magnética do núcleo do estator do gerador da primeira unidade.
 
Com 408 MW de potência instalada, a UHE Sinop terá duas turbinas de 204 MW cada. A concessão do empreendimento foi leiloada em 2013, e a previsão é de que ele entre em operação comercial em janeiro de 2018. A hidrelétrica tem como sócios Chesf, EDF e Eletronorte.