Com o objetivo de obter maior eficiência em sua rede operativa e assim aprimorar os serviços oferecidos aos clientes em sua área de concessão, a CPFL implementou uma solução baseada em painel de controle fornecido pela Icaro Tech. Instalada na central de operação e manutenção da CPFL em Campinas (SP), divisão da transmissão da CPFL Paulista, a solução permitiu à companhia reduzir em 40% o tempo de resolução de problemas na rede operativa, que podem refletir em interrupção de serviço de fornecimento de energia ao consumidor final.

A rede operativa é utilizada pela CPFL para conectar o Centro de Operações aos sensores e equipamentos da rede de transmissão e distribuição que são responsáveis por levar a energia elétrica ao consumidor. Ela é considerada vital para a transmissão e distribuição de energia, porque proporciona a operação remota do sistema elétrico e gera alertas capazes de avisar os gestores sobre potenciais falhas que podem levar a instabilidade e ao corte no fornecimento do serviço. Para Cristiano Santos Cucatti, Gerente de Serviços da Transmissão da CPFL, a solução fornecida pela Icaro Tech facilita o acesso às informações sobre a infraestrutura de comunicação.

Antes de utilizar a tecnologia da Icaro Tech, os técnicos de operação e manutenção de telecomunicações da CPFL, após serem acionados por telefone ou e-mail, buscavam informações em cinco sistemas diferentes para monitorar a rede operativa. Quando um alarme ou aviso era identificado, a equipe, juntamente com os gestores, precisava analisar todos os sistemas que compõem a plataforma, para só então chegar ao problema e começar a planejar o próximo passo. A solução implementada com base na tecnologia Advanced Dashboards, da Icaro Tech, tem o papel de consolidar, em um único painel, indicadores de controle e monitoramento em tempo real da infraestrutura tecnológica da rede operativa, cruzando informações de gerenciamento de redes, georreferenciamento, sistema supervisório e serviços.

O painel disponibiliza alertas e dados vitais da rede operativa, garantindo aos gestores maior visibilidade e aos operadores maior agilidade na identificação e diagnóstico de falhas. Com os dados em mãos, os responsáveis conseguem agir proativamente, impedindo que a falha cause uma indisponibilidade ou pelo menos, reduzindo o tempo de interrupção do serviço. Além disso, falhas em sistemas que anteriormente passavam despercebidas começaram a ser identificadas, e os problemas de comunicação entre os profissionais envolvidos caiu a praticamente zero. Além dos dashboards gerados inicialmente, a solução permite, ainda, a rápida criação e customização de novos gráficos em poucas horas, sem a dependência de profissionais de TI. Para isso, o sistema conta com dezenas de widgets, mapas, filtros e imagens pré-carregados e customizáveis conforme cada necessidade.

De acordo com Laerte Sabino, COO e sócio da Icaro Tech, o projeto proporciona à CPFL uma experiência inovadora a ser aplicada imediatamente e com retorno concreto na eficiência operacional e redução de custos, além de ser base para o rollout do Smart Grid, onde as concessionárias de energia terão que lidar com volumes cada vez maiores de dados e estar prontas para agir rapidamente na correção de problemas no sistema elétrico. Segundo ele, soluções como o Advanced Dashboards serão essenciais para que as concessionárias gerenciem redes deste porte de forma proativa e eficiente. Para ele,

De acordo com Sabino, o projeto também prepara a CPFL para um cenário onde a conectividade com os componentes de uma rede, e a capacidade de tomar medidas corretivas remotamente por meio de uma rede de telecomunicações, será cada vez maior.