Por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, a Celpe (PE) está efetuando a instalação de placas solares fotovoltaicas nos imóveis de nove clientes da Ilha de Fernando de Noronha. Com a finalidade de fomentar a geração de energia a partir de fontes renováveis, a ideia da empresa é demonstrar os benefícios da microgeração distribuída para os moradores do arquipélago, a partir da redução do valor da conta de energia dos clientes atendidos pela iniciativa e da diminuição do impacto ambiental.

As placas solares terão capacidade total de geração aproximada de 27 kWp. Após a conclusão do projeto, a expectativa é de que sejam economizados 3.400 kWh por mês, proporcionando uma redução de 80% a 90% no valor das contas de energia dos clientes atendidos. Com isso, aproximadamente 12.000 litros de óleo diesel deverão deixar de ser queimados, por ano, no arquipélago. A energia gerada pelos sistemas de microgeração abastecerá os imóveis e, caso a geração seja maior do que o consumo, o excedente será injetado na rede de distribuição da Celpe, gerando créditos para o consumidor.

Para selecionar as unidades consumidoras, a Celpe realizou análise prévia dos imóveis que apresentam características técnicas necessárias para receber os painéis e enviou comunicado aos clientes. Os interessados participaram de reunião, na qual receberam informações sobre o funcionamento e benefícios do sistema de microgeração distribuída. Após apresentação, a concessionária definiu, por meio de sorteio, os moradores do segmento residencial que terão os equipamentos instalados gratuitamente. Os clientes do poder público e de ONG, assim como os residenciais, não tiveram custos e foram escolhidos, exclusivamente, com base no perfil técnico do imóvel. As placas solares fotovoltaicas serão doadas a esses consumidores.