Durante as tardes dos últimos dias 26 e 27 de julho, o leste do Rio Grande do Sul sofreu com ventos fortes que provocaram danos que interromperam o fornecimento de energia aos clientes da CEEE Distribuição. No fim da manhã do dia 27, 50 mil pessoas estavam sem energia, sendo mais da metade (27,3 mil) no Litoral Norte.
As obras de melhorias realizadas recentemente na rede da CEEE Distribuição permitiram que os danos não fossem tão grandes, apesar da velocidade e da duração do vendaval. Com isso, e também com gestão mais eficiente, foi possível restabelecer o fornecimento com maior agilidade. Às 15h, o total de clientes da CEEE Distribuição sem energia já havia sido reduzido para 16,6 mil, número que caiu pela metade, às 18 horas.
Os principais danos causados pelos ventos fortes foram a queda de galhos e árvores na rede, causando interrupções do serviço, e até mesmo rompendo cabos e derrubando postes. Os serviços mais recorrentes foram a reconstrução de redes e a poda emergencial.