Em preparação para os megaeventos esportivos – Copa do Mundo de Futebol 2014 e Olimpíadas 2016 –, a Cemig aportou recursos da ordem de R$ 500 milhões, no últimos anos. Foram construídas duas subestações, adicionando ao sistema elétrico da RMBH energia suficiente para abastecer uma cidade de 130 mil habitantes, como Barbacena. Além disso, outras quatro subestações foram reformadas e foram implantados 72 quilômetros de linhas de distribuição de alta tensão, e essas melhorias atenderam aos rigorosos critérios do Comitê Olímpico Internacional (COI), conforme explica Rodrigo Damascendo, engenheiro do Centro Integrado de Operação de Distribuição da Cemig.
“Para garantir a qualidade no fornecimento de energia às instalações estratégicas para o evento (estádio, aeroportos, centro de treinamento, hotéis e hospitais), a Cemig realizou neste ano um plano diferenciado de inspeção e manutenção em subestações, linhas e redes de distribuição que atendem estes locais, com inspeção aérea e de termovisão”, afirma.
Rodrigo Damasceno também destaca que, durante as partidas que aconteceram em Belo Horizonte, profissionais da Cemig ficarão de prontidão para atender qualquer ocorrência no sistema elétrico. “Durante os dias de partidas de futebol que acontecerão em Belo Horizonte, a Cemig terá equipes de operação e manutenção de prontidão para atendimento a eventuais ocorrências que afetem o fornecimento de energia ao Mineirão”, comenta.