A revisão tarifária periódica da EDP Escelsa (ES) resultou em redução média de tarifas de 2,80%. O índice representa impacto médio de -6,18% para os consumidores conectados em alta tensão e de -0,67% para o segmento de baixa tensão. As novas tarifas entrarão em vigor no próximo dia 7 de agosto.
Contribuíram para o resultado a redução de 1,86% dos encargos setoriais, com destaque para a queda nas despesas da Conta de Desenvolvimento Energético, especialmente no encargo incidente sobre as tarifas de uso do sistema, de -4,47%. Os custos de aquisição de energia tiveram peso de 2,81%, e os de transmissão de 0,38%.
No processo de revisão, foi estabelecido o percentual de perdas para o próximo ciclo. Para as perdas comerciais sobre a energia faturada foi estabelecido percentual de 11,45%. O índice de perdas técnicas ficou em 7,14%.
A Aneel também aprovou os limites dos indicadores de qualidade DEC e FEC, que medem a duração e a frequência das interrupções no fornecimento de energia, para o período de 2017 a 2019. A distribuidora atende 1,7 milhão de unidades consumidoras no Espirito Santo.