A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica confirmou que realizará o processamento do segundo produto no novo Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits Energia Nova que continuará a contemplar reduções contratuais para o ano de 2016, entre agosto e dezembro. As distribuidoras e geradoras interessadas terão até o dia 15 de agosto para enviar as suas declarações de sobras ou déficits (no caso das distribuidoras) e ofertas de redução (para as geradoras) à CCEE. Os resultados serão divulgados no dia 25 de agosto.
Na operação de agosto de 2016 serão contempladas as reduções contratuais com os geradores. No segundo momento, quando o sistema do MCSD Energia Nova estiver implementado, entrará em operação as trocas de cessões, com os dados retroativos ao período de agosto a dezembro de 2016.
No dia 29 de julho houve a primeira etapa do MCSD Energia Nova com a redução de cerca de 130 MW médios em contratos de energia de distribuidoras que declararam seus volumes para o segundo semestre do ano. Esse montante ficou bem abaixo do que esperava a associação que representa os distribuidores de energia, a Abradee. O presidente executivo da entidade havia afirmado recentemente, que esse mecanismo ajudaria a resolver boa parte do volume da sobrecontratação das distribuidoras e que seria da ordem de até 1 GW médio.