A AES Eletropaulo (SP) é a primeira distribuidora de energia do país a ter medidores inteligentes homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, fabricados no Brasil com comunicação híbrida. Com investimento de R$ 5 milhões, os equipamentos foram desenvolvidos pela WEG a pedido da concessionária e fazem parte do projeto de redes inteligentes da AES Eletropaulo.
 
Entre os diferenciais do equipamento está a comunicação híbrida, pioneira no setor. O próprio medidor seleciona qual é a melhor interface para cada momento: sem fio por meio de rádio frequência (RF) ou com fio pela própria rede elétrica (PLC). Com isso, torna-se uma rede híbrida e cooperada, já que cada trecho da rede pode utilizar uma tecnologia diferente para se comunicar, assegurando que as informações entre os medidores e os sistemas sejam realizadas.
 
Os equipamentos também estão prontos para atender as resoluções publicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica, inclusive a de geração distribuída e tarifa branca. “É uma grande conquista. Esse novo modelo de distribuição de energia veio para ficar. Os medidores inteligentes são os equipamentos que estarão nas casas dos nossos clientes. No entanto, já estamos instalando no sistema tecnologias de automação avançada e de comunicação para viabilizar o projeto de redes inteligentes”, disse Maria Teresa Vellano, diretora da AES Eletropaulo.
 
Na primeira etapa, que começa no final do ano, serão instalados 5.692 medidores em residências de Barueri, no interior do Estado de São Paulo, onde o projeto de redes inteligentes já começou a ser implantado. A previsão é que, até 2018, 60 mil clientes do município irão usufruir dessa nova tecnologia.