A campanha Energia livre – isso é da sua conta já está no Ar com a meta de alertar os consumidores de que há dois projetos que tratam da portabilidade da conta de luz. O objetivo é abrir a possibilidade de escolha do fornecedor de energia, de maneira semelhante como fazem com a telefonia celular. A iniciativa conta com a participação de empresas do setor e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia.

A campanha colocou no ar um site onde os interessados podem aderir a um abaixo-assinado cujos resultados serão apresentados ao Congresso Nacional. O site apresenta ainda uma série de informações sobre o tema. A campanha conta também com a difusão de informações por meio do Facebook (Energia Livre) e do Twitter (Livre Energia).

Os projetos em tramitação estão um no Senado, é o Projeto de Lei do Senado 232 de 2016 que tem como autor o senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), e há ainda o Projeto de Lei 1.917 de 2015 de autoria dos deputados Marcelo Squassoni (PRB/SP), Antônio Carlos Mendes Thame (PV/SP), Rodrigo de Castro (PSDB/MG), Augusto Carvalho (SD/DF), Odorico Monteiro (PROS/CE) e Pedro Vilela (PSDB/AL). Ambos propõem um conjunto de transformações no setor elétrico que também permitirão a expansão da oferta de energia, a ampliação do uso de fontes limpas, a redução de preço da energia elétrica e seu uso consciente.

No site há um simulador da economia nas contas de luz residenciais considerando os preços médios verificados no mercado livre e os dados das concessionárias de distribuição de todo o país, incluindo as tarifas de energia e de distribuição homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Para fazer a simulação, basta o usuário inserir o valor pago pela energia consumida e sua distribuidora.