O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou sem restrições nesta segunda-feira, 8 de agosto, a compra da distribuidora de energia AES Sul (RS) pela CPFL Energia. A aprovação ao ato de concentração foi publicada no Diário Oficial da União. A AES Sul atua em 118 cidades do estado do Rio Grande do Sul.

O parecer mostra que a operação vai trazer impactos no setor, uma vez que a CPFL Energia já atua da distribuição em outros estados, inclusive no Rio Grande do Sul, onde por meio da RGE, está presente em 264 municípios, nas regiões Norte e Nordeste do estado. Entretanto, não haverá sobreposição, uma vez que as áreas geográficas de atuação de cada empresa são distintas e o mercado de distribuição é caracterizado como monopólio natural, objeto de intensa regulação estatal.

A compra da AES Sul pela CPFL foi anunciada no último dia 16 de junho. O valor da operação é de R$ 1,403 bilhão pela totalidade das ações da AES Sul. Com a aquisição, a participação de mercado da CPFL alcançará 14,3% e vai alcançar 382 cidades gaúchas.