A produção industrial do setor eletroeletrônico cresceu 1,3% no mês de junho de 2016 em relação a maio deste ano, com ajuste sazonal. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, com base em informações do IBGE, o desempenho foi superior ao apresentado pela indústria geral, de 1,1%. Este foi o quarto mês consecutivo de aumento da produção do setor em relação ao mês imediatamente anterior.
Na comparação com junho do ano passado, a retração da produção do setor eletroeletrônico, de 3,5%, também foi inferior ao recuo da indústria geral, de 5,9%. Os resultados não evitaram a queda de 19,3% no 1º semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Nessa comparação, o mau desempenho permanece mais acentuado do que o da indústria geral, que caiu 9,1% e da indústria de transformação, que recuou 8,3%.
Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, a performance mês a mês dentro de 2016 reflete um maior otimismo por parte do setor. Entretanto, ele observa que o caminho para a efetiva recuperação ainda deve ser longo. Ele espera que no próximo semestre o desempenho seja melhor, o que fará com que o setor feche o ano com uma queda menos expressiva do que a apresentada nos primeiros seis meses. A Abinee prevê redução de 7% na produção industrial de 2016.