O Grupo Total lançou seu primeiro projeto de energia solar no Brasil. A empresa, que é a segunda maior do mundo no setor fotovoltaico e que desde 1975 atua no país nos segmentos de petróleo, gás, lubrificantes, química e biocombustíveis, passará a investir na fonte no país. O diretor-geral da Total E&P do Brasil, Maxime Rabilloud, o presidente do Comitê Olímpico Nacional e Esportivo da França, Denis Masseglia, e o presidente da Sociedade Hípica Brasileira, Felipe Gomes, parceiros no desenvolvimento do projeto, participaram do lançamento. O presidente da França, François Hollande, também estava presente.

Previsto para ser inaugurado em dezembro, o projeto dará uma cobertura sustentável ao novo picadeiro da Hípica. Composto por 962 painéis solares fotovoltaicos da Sunpower, empresa do grupo Total, o local foi inaugurado recentemente para receber o Club France, a ‘casa’ do Comitê Olímpico da França no Rio durante os Jogos Olímpicos. O público que visitar o Club France, segundo a empresa, também poderá se beneficiar do uso da energia solar. Haverá totens movidos com esta energia em diferentes pontos da Hípica, nos quais será possível recarregar celulares com a energia totalmente sustentável.

Segundo Rabilloud, o novo projeto marca a inclusão do grupo no promissor segmento de energia solar fotovoltaica nacional. "Nosso compromisso com a sustentabilidade é cada vez maior e, pela primeira vez, investiremos nesta fonte de energia no Brasil, pois aqui há um enorme potencial nesta área", apontou o executivo.