O brasileiro Marcos Netto, aluno do IEEE Power & Energy Education Commitee (PEEC) student activities subcommittee e ex-aluno da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), recebeu láurea de sua pesquisa como segundo melhor trabalho de todo o congresso General Meeting 2016, em Boston.

O trabalho foi escolhido entre mais de 200 concorrentes oriundos de 15 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, China, Austrália e Índia. O trabalho premiado tem por título: "A Robust Extended Kalman Filter for Power System Dynamic State Estimation Using PMU Measurements” (“Filtro Robusto Extendido de Kalman para Estimação Dinâmica de Estados em Sistemas de Potência Usando Medição Fasorial Sincronizada”).

O aluno também teve o seu trabalho final de graduação e mestrado orientados pelo professor Robson Pires, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) da Unifei. O professor Robson Pires destacou ainda que é essa a excelência que pretendia empreender como tutor a frente do Programa de Educação Tutorial – PET Elétrica. “No entanto, as minhas qualificações para tal pleito não foram suficientes”, finalizou o docente da Unifei.