Com investimento de aproximadamente R$ 152 mil, foi instalada, no Almoxarifado de Abreu e Lima (PE), uma unidade de geração de energia fotovoltaica, que será responsável por 12% do consumo de energia daquela unidade da Chesf. O projeto é parte do Programa de Eficiência Energética da Chesf.
O engenheiro José Bione de Melo Filho, gerente da Divisão de Eficiência Energética e Desenvolvimento Tecnológico, disse que a vida útil do equipamento será de 25 anos, com estimativa de retorno do capital investido em até nove anos. "As 252 placas instaladas ocupam uma área de 700 m² e produzem 5,11 MWh/mês, o que corresponde a 12% do consumo de energia do Almoxarifado. Em valores, teremos uma economia de quase R$ 2 mil por mês na conta de energia do local", afirmou Bione.
Ele explicou ainda que a área foi escolhida por apresentar bons níveis de radiação solar, disponibilidade de área para este tipo de implantação, além de ser uma instalação da Chesf com alto consumo de energia. "O sistema se integra ao meio ambiente, e é importante empreendimento para a melhoria dos índices de sustentabilidade da Empresa."