A EDP alerta que a prática de furtar energia, além de perigosa para a vida das pessoas, também diminui a qualidade da eletricidade fornecida e aumenta o valor da conta de luz daqueles clientes que são regulares. “As fraudes também trazem prejuízos financeiros, e não apenas para a concessionária. Os próprios clientes são lesados, já que a tarifa do consumidor abrange parte das perdas elétricas da distribuidora, e o custo da energia usada irregularmente é parcialmente repassado a todos os usuários regulares da rede”, explica o Relações Institucionais da EDP, Marcos Scarpa.
É importante destacar que a EDP atua rigorosamente em duas frentes: inspeções direcionadas por modelos estatísticos computacionais, que têm como foco identificar irregularidades no sistema de medição de energia; e a retirada de ligações irregulares, feitas diretamente a partir da rede de distribuição, que ficam visíveis às equipes de campo da Distribuidora.
Com intuito de coibir cada vez mais a prática da clandestinidade, a empresa pede que a população contribua e denuncie as ligações irregulares. Para tanto, disponibiliza os canais de atendimento os consumidores: Agência Virtual, www.edpbr.com.br, Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0123, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita ou se dirigir até uma das agências de atendimento presencial. O sigilo é total, e a inspeção, realizada com a máxima urgência.