ESBR doa créditos de carbono às Olimpíadas Rio 2016

Doação colabora para compensar a emissão de cerca de 1,6 milhão de toneladas de gás carbônico emitido em obras e serviços relacionados aos Jogos

A Energia Sustentável do Brasil, concessionária dona da hidrelétrica Jirau, realizou a doação de 70 mil créditos de carbono para a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro. A doação contribuiu com o Projeto de Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Rio 2016.
 
Esta ação foi possível devido ao registro da UHE Jirau no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo em dezembro de 2012 pela Organização das Nações Unidas. Desde então, o projeto se tornou elegível para o recebimento de créditos de carbono e  posterior comercialização ou doação desses créditos. A hidrelétrica tem a capacidade instalada de 3.750 MW e o potencial de gerar energia limpa para mais de 10 milhões de residências, o que reduz a emissão de gases de efeito estufa em aproximadamente seis milhões de toneladas de CO2 ao ano por substituir a geração termelétrica com combustíveis fósseis por energia renovável.
 
“Tudo isso confirma a importância da UHE Jirau para a matriz energética  brasileira e sua viabilidade socioambiental, que proporciona práticas sustentáveis como esta, visando contribuir com o futuro das próximas gerações”, destaca Victor Paranhos, diretor-presidente da ESBR. Com a doação dos créditos, a empresa e os seus acionistas estão colaborando para compensar a emissão de cerca de 1,6 milhão de toneladas de gás carbônico emitido em obras e serviços relacionados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.