A Cemig está realizando testes com Veículo Aéreo Remotamente Pilotado – também conhecido como Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) – que deverá ser utilizado no monitoramento e nas inspeções aéreas preventivas das suas linhas de transmissão e de distribuição, assim como de outros ativos da empresa. A tecnologia vem sendo desenvolvida pela Cemig em parceria com a Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec), e conta com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica.
De acordo com o engenheiro de tecnologia e normalização Maurício de Souza Abreu, da Cemig, a futura utilização dessas aeronaves não tripuladas deverá contribuir para a redução dos custos e dos riscos associados aos procedimentos de monitoramento e inspeção aérea da empresa, além de contribuir para uma maior eficiência operacional e confiabilidade no fornecimento de energia.
"Atualmente as inspeções são realizadas com a utilização de helicópteros tripulados que voam bem próximos às linhas. A utilização do Vant poderá contribuir, além da redução dos custos e riscos, com a ampliação da inspeção aérea das linhas e com a redução da periodicidade desse procedimento. Ainda poderá contribuir – caso seja autorizado futuramente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – com a realização de inspeções noturnas, o que é inviável atualmente com a utilização dos helicópteros tripulados", afirmou o engenheiro.
A entrada em operação do Vant depende de alguns ajustes finais nos testes e da entrada em vigor da regulamentação para a utilização dessas aeronaves, que está em fase de aprovação pela ANAC. Atualmente, apenas estão autorizadas a voar os Vants utilizados para fins de pesquisa e desenvolvimento, que possuam o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), emitido pela ANAC para cada aeronave e somente voos até a linha visada.