A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou na última terça-feira, 23 de agosto, em ‘BB+’ os Ratings de Probabilidade de Inadimplência do Emissor de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local da ISA Capital do Brasil e seu Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+ (bra)’. A Fitch também afirmou em ‘BBB-’ o rating dos US$ 31,6 milhões em notas seniores com garantias, em circulação, da empresa. A Perspectiva do IDR em moeda estrangeira é negativa e a do IDR em moeda local, bem como a do Rating Nacional de Longo Prazo, estável. 

A Fitch também elevou o rating nacional de longo prazo da Cteep para ‘AAA (bra)’, com perspectiva estável. A ação de rating também se aplica às suas primeira e quarta emissões de debêntures, com vencimento em 2017 e 2021, respectivamente. De acordo com a agência, a elevação da Cteep reflete a opinião de que ela vai fortalecer seu perfil financeiro nos próximos anos, devido ao recebimento de indenização em torno de R$ 5 bilhões, relativa à renovação de concessões de transmissão.

Uma ação negativa de rating da ISA pode ocorrer em caso de rebaixamento de ratings da Cteep, de dificuldade em cumprir obrigações por reduções nos dividendos ou ainda fracasso nos potenciais fluxos de entrada de caixa alternativos. Já uma ação positiva é improvável a médio prazo. Caso a Perspectiva do rating soberano seja revisada para estável, a Perspectiva do IDR em Moeda Estrangeira da companhia deverá seguir o mesmo movimento.