A péssima hidrologia que a região Nordeste vem apresentando nos últimos anos deve fazer com que o Operador Nacional do Sistema Elétrico recomende estudos para avaliação de impactos para que se reduza as vazões defluentes nas usinas da bacia do São Francisco. A ideia é que as UHEs Sobradinho e Xingó tenham vazão de 700m³/s já no início de setembro de 2016. O objetivo é fazer com que as usinas não cheguem com nível crítico ao fim do período seco. Em reunião do Programa Mensal de Operação transmitida pela internet nesta quinta-feira, 25 de agosto, foi apresentado estudo técnico do ONS mostrando que desde 2012 a bacia do rio São Francisco vem sofrendo com baixas nos seus níveis.

A região tem três grandes reservatórios de acumulação, os das usinas de Três Marias, Sobradinho e Itaparica, sendo que esse último é bem menor. Sobradinho e Três Marias representam dois terços do volume útil armazenável da bacia. A apresentação mostrou ainda que Três Marias têm ficado constantemente abaixo da média de longo termo armazenável. Em 2014, o período de dezembro a janeiro foi o pior da série histórica para Três Marias e Sobradinho foi o segundo pior. Em 2015, o segundo pior dezembro/ janeiro para Três Marias e o pior para Sobradinho e este ano, desde abril deste ano, o panorama não tem melhorado.

Um eventual atraso no começo do período chuvoso e caso ele seja pouco favorável seria ruim para esses reservatórios. Simulações feitas pelo ONS com afluências críticas mostraram que os reservatórios das usinas chegariam aos níveis mínimos. Sobradinho poderia até mesmo chegar ao volume morto. Os estudos para a redução deveriam ser feitos de modo imediato e envolveriam agentes como a Chesf, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis e a Agência Nacional de Águas. As simulações não são consideradas como previsões, apenas estudos exploratórios.

A reunião também mostrou que no início do mês de setembro, o volume de chuvas no Sul será pequeno, já que o mês terá menos chuvas ainda que agosto, que foi um mês pouco chuvoso, fazendo com que se exija mais dos reservatórios. A hidrelétrica de Tucuruí terá sua geração limitada a 1.500 MW -antes ela estava em 2.250 MW – para preservar o seu reservatório, o que poderá impactar no preço de liquidação das diferenças. As linhas de transmissão da Abengoa, que têm a sua implantação posta em xeque devido a falência da empresa, foram retiradas dos estudos.

Quanto a carga no Sistema Interligado Nacional, houve um aumento de 0,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A previsão para setembro é que ela fique em 66.226 MW med e em outubro, de 67.899 MW med. As temperaturas impactaram. A segunda revisão quadrimestral de 2016 apontou um crescimento de 1% na carga para 2016 e em 2020, ele vai chegar a 4,5% ao ano.