A CEEE Distribuição intensificou as ações de expansão e manutenção preventiva no sistema energético na Região Carbonífera do Rio Grande do Sul, para qualificar o fornecimento de energia elétrica a uma população estimada de aproximadamente 100 mil pessoas.

Nos municípios de Arroio dos Ratos, Butiá, Charqueadas, Minas do Leão e São Jerônimo a empresa possui um mercado de 41,2 mil unidades consumidoras ligadas. Segundo o gerente regional metropolitano, Jeferson de Oliveira Gonçalves, nos primeiros seis meses deste ano, a companhia investiu R$ 1,8 milhão em obras de melhoria junto às redes de baixa e média tensão na região.

Gonçalves diz que os projetos inclusos no programa de manutenção preventiva da companhia atingem de forma geral todos os bairros dos municípios e seguem as prioridades definidas pela área de engenharia, que analisa indicadores técnicos e de continuidade dos serviços, carregamento de equipamentos e crescimento das regiões. Ele destaca que atualmente a empresa vem fazendo multirões de serviços na região, onde em um mesmo dia são realizadas diversas melhorias, parte delas com equipes de linha viva, isto é, sem interrupção do fornecimento aos clientes.

Além dessas ações junto às zonas urbanas e rurais, a empresa vem reforçando também a disponibilidade de energia à região com reforço de subestações e linhas de transmissão. Além da nova subestação de São Jerônimo, que aumentou a disponibilidade da energia desde o último verão, a companhia executa de forma sistemática outras melhorias nas redes de transmissão e em outras subestações da região, entre elas a Subestação Charqueadas.