Furnas informou que irá investir R$ 621 milhões, até 2019, no sistema de transmissão da hidrelétrica de Itaipu (14.000 MW), no Paraná. Segundo a companhia, este valor corresponde a 30% dos R$ 2 bilhões que a empresa destina ao Plano Geral de Empreendimentos de Transmissão em Instalações em Operação (PGET), criado para a condução simultânea e integrada de reforços e melhorias em suas instalações em operação. 
 
De acordo com o superintendente do Escritório de Projetos de Furnas, Luiz Antônio Buonomo de Pinho, o alto investimento no sistema de Itaipu se justifica, dada sua importância estratégica no abastecimento do Brasil. “As instalações de transmissão de Furnas são responsáveis por injetar até 14 mil MW de potência produzidos pela usina de Itaipu no Sistema Interligado Nacional, transmitidos através de três circuitos em 765 kV, em corrente alternada, e de dois circuitos de 600 kV, em corrente contínua”, diz ele.
 
As subestações de Foz do Iguaçu e Ivaiporã, no Paraná; e Itaberá, Tijuco Preto e Ibiúna, em São Paulo, vão receber 212 novos equipamentos, entre transformadores (11), disjuntores (26), chaves seccionadoras (76), transformadores de instrumentos (27) e para-raios (59), aperfeiçoando, ainda mais, o sistema de transmissão de Itaipu.