A Coelba (BA) prevê a aplicação de até R$ 6 milhões em projetos de eficiência energética, em instituições públicas e assistenciais de Salvador. Os Hospitais Geral do Estado, Roberto Santos, Maternidade Iperba, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Bahia, o Teatro Castro Alves, a Mansão do Caminho e o Instituto de Cegos da Bahia serão contemplados este ano, no Programa de Eficiência Energética da distribuidora. O programa é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Desde 2009, ela já investiu R$ 3,54 milhões na eficientização de 17 prédios públicos na capital e interior do estado, promovendo com essas ações uma economia de 1.667,95 MWh por ano, o que equivale ao consumo mensal de 15.100 residências baianas.
 
Para elaboração e execução dos projetos em andamento, foram contratadas empresas especializadas que já iniciaram os levantamentos de dados para o diagnóstico energético – tanto nas instalações quanto nos hábitos de consumo dos colaboradores das instituições. Nesta fase, são avaliados todos os sistemas que utilizam a energia elétrica, a exemplo da iluminação, aquecimento de água, ar-condicionado, para detectar os pontos de desperdício de energia.
 
A partir desse estudo, serão apontadas as soluções que, econômica e tecnicamente, melhor se aplicam para reduzir o consumo de energia e a demanda de potência. A concessionária doará às instituições o diagnóstico energético, projetos executivos, equipamentos e ainda disponibilizará a mão de obra necessária para implementação da eficientização energética. A previsão é que em outubro seja iniciada a segunda etapa que consiste na compra e instalação dos equipamentos eficientes e que a implantação do projeto nas instituições seja concluída até agosto de 2017.