A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou de ‘A-(bra)’ para ‘BB(bra)’, os ratings Nacionais de Longo Prazo da primeira, segunda, terceira e quarta série da primeira emissão de debêntures da Termelétrica Pernambuco III S.A., no valor de R$ 75,00 milhões cada, com vencimento em março, junho, setembro e dezembro de 2025. Os ratings foram colocados em observação negativa.
A PE III é uma sociedade anônima de capital fechado, com autorização para construir e operar uma usina termelétrica (UTE Pernambuco III) a óleo combustível em Igarassu (PE). Com capacidade instalada de 200,7 MW e garantia física de 109 MW médios, a usina está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio de uma linha de transmissão de 0,8 km de extensão em 230 KV até a subestação Pau Ferro, de propriedade da Chesf. A UTE PE III comercializou energia no ambiente de contratação regulado no leilão A-5 de 2008, formalizada por meio de contratos de 15 anos. A usina iniciou suas operações comerciais em dezembro de 2013.
De acordo com a agência, o rebaixamento dos ratings veio de acordo com a dificuldade de a PE III gerir sua posição de capital de giro adequadamente, gerar margens operacionais positivas quando despachada a preços atuais de petróleo e no atual nível de disponibilidade, e realizar investimentos de manutenção pesada relevantes, após elevados níveis de despacho ao longo dos últimos dois anos encerrados em dezembro de 2015. A Fitch poderá remover a Observação Negativa e atribuir Perspectiva Estável aos ratings, caso o emissor chegue a uma solução para sua posição de capital de giro.