A Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) realizou a entrega na última sexta-feira, 9 de setembro, de um sistema de automação e monitoramento para a CEEE-D. A entrega foi feita ao presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, pelo reitor da Unijuí, professor Marinho Kelm, na sede da companhia, em Porto Alegre.

O sistema desenvolvido pela Unijuí consiste na implantação de um lote pioneiro de 160 unidades que permite monitorar as condições de operação do sistema CEEE, melhorando a qualidade de energia entregue aos consumidores. Também detecta falhas, em alguns casos, mesmo antes de ocorrerem, o que reduz significativamente o tempo de parada do sistema, aumentando sua confiabilidade.

Esse sistema recebeu investimento de R$ 3,42 milhões e vai resultar em redução de custos na manutenção corretiva por parte da companhia e representa a materialização dos resultados da pesquisa da Universidade, beneficiando a sociedade.

Segundo o presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, a escolha pela Unijuí para desenvolver esse projeto, que trouxe resultados sociais e concretos, se deu pela excelência da Universidade na área de pesquisa e da extensão, parceria que agora se reflete em melhorias para a comunidade. "Precisamos celebrar uma união produtiva e de conhecimento entre duas instituições que juntas são centenárias", concluiu.