Enel Green Power dá largada na construção de usina solar de 103 MW na Bahia

Empresa investirá cerca de US$ 110 milhões na construção da planta, por meio de recursos próprios

A Enel Green Power iniciou a construção da planta solar Horizonte, que está localizada em Tabocas do Brejo Velho, na Bahia. A nova planta terá uma capacidade instalada de 103 MW e, quando concluída, será capaz de gerar mais de 220 GWh por ano, o suficiente para atender às necessidades de consumo de mais de 108 mil lares brasileiros, evitando a emissão de cerca de 129 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

De acordo com Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel no Brasil, com o início da construção de Horizonte, o grupo atinge mais um marco significativo na implementação do seu plano de crescimento no Brasil. Segundo ele, mais uma vez a EGP se posiciona como um player de energia confiável no mercado brasileiro, construindo usinas sustentáveis de geração de energia a partir da capacidade conquistada nos leilões.

A UFV Horizonte deverá entrar em operação no segundo semestre de 2017. A Enel investirá cerca de US$ 110 milhões na construção da planta, por meio de recursos próprios do Grupo Enel. O projeto foi concedido juntamente com os 158 MW do parque solar Lapa e os 292 MW de Nova Olinda, durante o LER de agosto de 2015, que tornou o Grupo o principal player na indústria solar brasileira em termos de capacidade instalada e portfólio de projetos.

O Grupo Enel também está construindo outras duas usinas solares na Bahia: Ituverava (254 MW) e Lapa (158 MW). Horizonte ficará localizado ao lado de Ituverava, o que significa que a EGP será capaz de otimizar recursos na construção e na operação dos dois projetos, que compartilharão a mesma infraestrutura de conexão. A EGP possui atualmente uma capacidade instalada total de 546 MW no Brasil, dos quais 401 MW são de energia eólica, 12 MW de energia solar fotovoltaica e 133 MW de energia hídrica. Além disso, a empresa tem 442 MW de projetos de energia eólica, 102 MW de hidrelétrica e 807 MW de energia solar em execução.