A Energia Sustentável do Brasil obteve junto à Agência Nacional de Energia Elétrica a autorização para operar comercialmente a sua 45ª turbina, primeira das seis de expansão do projeto. Com mais esta turbina, a UHE Jirau consolida sua posição de terceira maior geradora do país disponibilizando 3.375 MW. O diretor de Operação da ESBR, Isac Teixeira, destaca que a empresa não necessitou ampliar o nível do reservatório da usina ou alterar qualquer dinâmica ambiental e social da região para viabilizar a ampliação do projeto e gerar mais energia para o desenvolvimento do país.
"[…] nosso foco sempre esteve em manter o cronograma com responsabilidade socioambiental, o que temos cumprido de forma equilibrada e sustentável", apontou. Atualmente, com 45 turbinas em funcionamento e 90% de sua capacidade de produção, a UHE Jirau colocará até novembro as suas últimas cinco turbinas em operação. Além de abastecer o Sistema Interligado Nacional, a usina Jirau também abastece o sistema Acre-Rondônia através do conjunto back-to-back instalado na subestação coletora de Porto Velho.
De acordo com o cronograma da ESBR, mais quatro unidades geradoras, que somam 300 MW, estão em comissionamento e uma, a UG 48 de 75 MW, em montagem. Essa última turbina, ainda segundo a empresa, deverá iniciar o comissionamento no dia 15 de outubro, sendo sincronizada na primeira quinzena de novembro, com antecedência de mais de três meses no cronograma da Aneel.