Os acidentes de trânsito foram responsáveis por 186 interrupções no fornecimento de energia elétrica, até o final da semana passada, na cidade de Campinas, contabilizou a CPFL Paulista (SP). Somente nesse ano, ocorreram 456 colisões contra postes da CPFL Paulista, sendo que destas, 186 causaram interrupções, afetando uma média de 562 clientes. Isso significa que 104.532 unidades consumidoras, entre residências e comércios, ficaram sem energia, até que as equipes da distribuidora fizessem o atendimento, substituindo os equipamentos avariados.

Quando um acidente desse tipo ocorre, normalmente a rede elétrica também é afetada, e além de substituir o poste, eletricistas precisam trocar os cabos de energia, que se rompem com a colisão, substituir transformadores e sistemas de iluminação pública. O valor médio do equipamento avariado é de R$ 1.300,00. Essa importância leva em conta as taxas das empresas que possuem serviços compartilhados nesses postes.

As empresas que compartilham os equipamentos da distribuidora de energia são avisadas sobre o acidente e o trabalho de recomposição, para que também possam evitar seus funcionários, garantindo a integridade de suas redes e o funcionamento de seus respectivos serviços. No ano de 2015, foram registradas no município 542 colisões, sendo que destas, 254 causaram interrupções atingindo uma média de 487 consumidores.