Iniciou às 10h desta sexta-feira, 23 de setembro, o primeiro leilão de energia de Reserva exclusivo para pequenas centrais hidrelétricas no Brasil. O certame é realizado na sede da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, em São Paulo, e é promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O 10° LER é destinado à contratação de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração a partir de fonte hídrica, com início de suprimento em 1º de março de 2020.
 
Segundo a Aneel, os leilões de Reserva servem para incrementar a garantia física do sistema elétrico brasileiro e, nesse caso, a energia pode ser contratada com qualquer antecedência pelo governo. Durante o leilão, serão negociados Contratos de Energia de Reserva na modalidade quantidade, com prazo de suprimento de 30 anos provenientes de usinas do tipo Centrais de Geração Hidrelétrica e/ou Pequenas Centrais Hidrelétricas.
 
Ao todo, foram habilitados pela Empresa de Pesquisa Energética 64 projetos, totalizando potência instalada de 641 MW, sendo 47 PCHS e 17 CGHs. O preço inicial do leilão é R$ 248/MWh. Vence quem ofertar a energia pelo menor valor. O volume de contratação dependerá da demanda de energia que o governo quer contratar e do volume de projetos dispostos a vender pelo preço vigente.