O Sistema Organizacional de Manutenção de Subestações e Operação de Subestações Teleassistidas (SOM-SE) da Chesf foi recomendado para Certificação na ISO 9001:2008, após auditoria externa realizada pela Fundação Vanzolini. O escopo desta certificação abrange 31 órgãos, 38 subestações teleassistidas e cerca de 500 profissionais.

De acordo com o gerente do Departamento de Manutenção de Subestações, Leonardo Heredia, a motivação inicial desta certificação integrada foi o fortalecimento dos órgãos e equipes, com o objetivo de melhorar, de forma mais uniforme, o desempenho de todos. Ele destacou, ainda, que houve avanços significativos nos indicadores de desempenho técnicos, em todos os órgãos, "além de estarmos atualmente controlando importantes processos para os resultados administrativos da empresa".

A estratégia para a obtenção desta certificação foi baseada na formação de grupos de trabalho compostos por representantes das áreas regionais e normativas que desenvolveram desde a criação do projeto inicial até a construção da documentação, fato que fortaleceu a união entre os órgãos.

A inclusão das atividades de operação de subestações teleassistidas no SOM-SE e a estruturação de processos importantes, como integração de obras, apropriação de custos, homologação junto a fornecedores e as melhorias e reforços em subestações foram outros resultados positivos desta Certificação.